30/10 Concerto Didático para alunos do ensino fundamental
Orquestra convidada: Orquestra Sinfônica de Santo André
CARLOS MORENO regente
NINA MANCIN atriz
ANTONIO CARLOS GOMES
Lo Schiavo: alvorada - Prelúdio do IV Ato da Ópera
FELIX MENDELSSOHN
Marcha Nupcial - Sonhos de Uma Noite de Verão
KOJI KONDO
Main Theme - Super Mario Brothers
JOHN WILLIAMS
Darth Vader Theme - Tema de Stars Wars
LUDWIG VAN BEETHOVEN
Sinfonia nº3 - Eroica
Marcha Fúnebre: Terceiro movimento
MOZART CAMARGO GUARNIERI
Brasiliana, Dança: terceiro movimento
JACQUES OFFENBACH
Orfeu no Inferno: Can Can da Abertura
CONHEÇA A SALA SÃO PAULO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
VISITA MONITORADA
A história das estradas de ferro no estado de São Paulo é repleta de passagens dignas de uma aventura.
Em 1925, a Sorocabana uma das maiores ferrovias do Estado de São Paulo, precisava de uma nova estação que mostrasse a riqueza que a produção e a comercialização do café proporcionava. Foi chamado para realizar esse projeto um dos mais importantes arquitetos da época: Christiano Stockler das Neves. Ele projetou a estação que veio se chamar Júlio Prestes inspirado na arquitetura francesa, no estilo Luís XVI eclético. Passaram-se 12 anos até a estação ser inaugurada, em 1938. Como o Brasil e o mundo passaram por diversas crises nesse período, a construção do edifício recebeu menos dinheiro do que necessitava, e o projeto de Christiano nunca foi totalmente terminado.
antes da iniciativa da construção da Sala São Paulo, o antigo edifício da Estação Júlio Prestes estava totalmente degradado, afinal, como meio de transporte, o trem foi perdendo a importância que tinha, passando a ser substituído por carros, caminhões, metrô e ônibus. Isso fez com que o edifício deixasse de receber o tratamento adequado, ficando mal conservado.
O edifício foi escolhido para abrigar a casa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A construção da Sala São Paulo trouxe nova vida ao edifício, incentivando sua conservação e fazendo com que ele voltasse a ser frequentado por muitas pessoas.
Essa mudança de uso de estação de trens à sala de concertos, fez com que o edifício retomasse sua importância e fosse novamente preservado, esse processo chama-se revitalização.
A construção da sala de concertos e o restauro do edifício começaram em novembro de 1997 e em apenas 18 meses depois esta tudo pronto. Durante a construção trabalhavam diariamente de 700 a 1000 homens. Com o trabalho de restauro, o edifício voltou à sua aparência original.
O projeto de restauração e revitalização teve como ideia a criação de uma sala de espetáculos voltada especialmente para orquestra, tendo como prioridade a acústica perfeita e a valorização do patrimônio já existente.
Por isso, é a única no mundo a possuir uma estrutura com teto móvel por toda sua extensão, além de outros recursos técnicos que valem a pena conferir, como os elevadores do piano e do coro.
Assistir a um concerto na Sala São Paulo é uma experiência cheia de emoções. O teto móvel proporciona uma acústica que se adapta a cada apresentação. As peças musicais podem ser desfrutadas como se as pessoa estivessem presentes nos lugares para os quais elas foram originalmente compostas: uma catedral, por exemplo.
É a chance de conhecer um local tão importante para a história da nossa cidade e ao mesmo tempo ouvir música tocada por uma orquestra sinfônica, compartilhando com os músicos o encantamento que o encontro de tantas especialidade pode provocar.
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